Saint-Julien Chapteuil, França, 1885 — Paris, 1972

 

Romancista

 

Louis Henri Jean Farigoule estudou ciências e filosofia na Escola Normal Superior de Paris e foi professor de filosofia de 1909 a 1919, antes de se dedicar à literatura. Em sua vasta obra deu expressão à sua filosofia unanimista, segundo a qual os seres humanos são criaturas sociais, e não indivíduos. A doutrina foi fruto de sua participação na criação do grupo utópico denominado “L’Abbaye de Créteil” (1906), do qual também faziam parte outros amigos muito próximos de Stefan Zweig, como René Arcos, Georges Duhamel, Luc Durtain e Léon Balzaguette. Eram todos europeístas, internacionalistas, pacifistas e defensores dos direitos humanos, e opunham-se à comercialização do espírito e advogavam o distanciamento das modas – os mesmos ideais de Zweig, razão pela qual este manteve com eles tão fortes e duradouros laços de amizade. Nenhum deles, exceto Balzaguette, se engajou politicamente; eram todos essencialmente humanistas.

 

A visão unanimista de Jules Romains aparece no seu monumental estudo da sociedade francesa no período de 1908 a 1933, Os homens de boa vontade (Hommes de bonne volonté), obra romanesca e ciclópica em 27 volumes. Foi membro da Académie Française e presidente do PEN Clube Internacional, eleito em 1936 no Congresso de Buenos Aires do qual Zweig participou. Presidiu a entidade durante o difícil período da pré-guerra e da Segunda Guerra Mundial. Com a invasão da França, refugiou-se de início nos EUA e em 1941 transferiu-se para o México.

 

A vasta correspondência Zweig-Romains começou em 1909 e se encerrou no dia 19 de fevereiro de 1942, três dias antes do suicídio do casal Zweig. Jules Romains foi o único dos velhos amigos que esteve com Stefan e Lotte no verão americano de 1941, e deixou registrada sua surpresa ante das dificuldades do casal.

 

No 60º aniversário de Zweig, a pedido de seu editor americano Ben Huebsch, Jules Romains forneceu o texto para uma pequena brochura em homenagem ao amigo. Stefan Zweig, grand européen foi editada em Nova York, com tiragem limitada, pela editora Maison de France, a mesma que lançou a primeira edição francesa de Brasil, um país do futuro. O exemplar que Romains autografou para Zweig estava em lugar de destaque em sua mesa de trabalho quando este se matou. Foi acrescido de uma dedicatória para o editor Abrahão Koogan.

 

Endereço na Agenda: Hotel Mayflower, Central Park West 61st St. New York. Tel. Columbus 5-0060; Monroe Towers Hotel, 310 Collins Ave. Miami Beach, Florida